terça-feira, 4 de novembro de 2014

Música: A origem do Samba

Por: Thays Girardi
O Samba surgiu com a grande influência africana na cultura brasileira. O ritmo criado pelos afro-brasileiros é uma mistura de música Portuguesa, indígena e Africana, que juntas, produzem uma grande variedade de estilos.
Em 1917 aconteceu a gravação de “Pelo Telefone”, considerado o primeiro samba gravado no Brasil.  A canção de autoria de Ernesto dos Santos e Mauro de Almeida fez muito sucesso, marcando o início da história desse gênero musical e com o carnaval se tornando cada vez mais popular, o samba se consolidou.
 No início era descriminado e visto como música de marginais, mas com o tempo o samba foi ganhando espaço, sendo aceito por toda a sociedade brasileira e passou a ser tocado nas rádios.
Conforme o samba ia se espalhando pelo país, derivações foram surgindo como o samba de gafieira, o samba-canção, o samba de breque, o samba-enredo, o partido alto, o pagode, entre outros.
Foto do site Estação Musical
O Samba moderno surgiu a partir do século 20 e é composto por instrumentos de corda, como cavaquinho, e instrumentos de percussão, como o pandeiro e o tamborim.
Em 2007, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional declarou o samba como Patrimônio Cultural do Brasil.
Em homenagem a Ary Barroso, que compôs a música “Na Baixa do Sapateiro” sem ter ido a Bahia, o dia Dois de Dezembro foi declarado o Dia do Samba em Salvador, se tornando, mais tarde, uma festividade nacional.
O Samba representa a própria identidade musical brasileira. Além de ser o gênero musical mais popular no Brasil, é também conhecido no exterior e associado ao carnaval e ao futebol.

Veja nossa playlist com alguns Sambas:

1. Não deixe o samba morrer - Alcione

2. Meu Lugar - Arlindo Cruz

3. Conselho - Jorge Aragão

4. Eu sambo mesmo - Roberta Sá

5. O show tem que continuar - Fundo de Quintal 

2 comentários:

  1. Muito interessante postarem a história do samba. Continuem assim, o blog está muito legal!
    Uma dica: Postem mais coisas do carnaval desse ano para ficarmos informados!
    Sucesso

    ResponderExcluir
  2. Uma matéria onde foi focada a raiz do samba, sem muitos rodeios, conseguindo esclarecer o conteúdo até para o mais leigo no samba.
    Excelente matéria. Parabéns!
    Jane Saraiva

    ResponderExcluir